Solano Trindade, O poeta do povo - Aproximações




Solano Trindade, o poeta do povo.


Solano Trindade
nasceu em Recife, Pernambuco, no dia 26 de julho de 1908, mesmo ano da morte de Machado de Assis, e faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro de 1974. Sua vida e seus livros podem motivar uma oportuna reflexão sobre o papel da literatura quando examinada como presença na observação das relações raciais do Brasil ou quando, procurando transpor essa questão, busca ser instrumento na tentativa de corrigir o mundo, vergando-se para o lado da justiça, bem - estar e liberdade para todos; caso exemplar deste poeta negro.
No entanto podemos ir além. E aceitar a literatura como construtora espiritual de muitos homens e como definidora de suas vidas. Então, literatura como bem a ser adquirido para alimento e crescimento do espírito, ou companheira da imaginação, essa que, conforme pensamento a Napoleão, " governa o mundo" e que levou Joaqui Nabuco a indagar: " Sem a imaginação, que utilidade teria para o homem a inteligência?".
Aqui, um dos versos mais citados por Solano, falando de suas motivações estéticas, versos que talvez elucidem porque o diminuem ou o exaltam desde o início de seu labor literário:



"Não
discplinarei
as minhas emoções estéticas
deixa-la-eis à vontade como meu desejo de viver...
É grande o espaço
embora se criem limites...
Basta somente que eu sofra a disciplina da vida
mas a estética
deve ser libertada."


SOLANO TRINDADE, POETA DO POVO - Aproximações,
é um texto escrito apartir das anotações que fizemos para a palestra Solano Trindade - Vida e Obra, pronunciada no Teatro Municipal de Mauá (SP), em 19 de agosto de 2008, por ocasição da III Jornada Literária - Centenário de Solano Trindade.

Interessados, falar com Raquel: 6662.4897


Nenhum comentário: